topo
linha2

Fotogaleria

 
» Home » Crónicas e Artigos » Rui Pedro Ávila » São João Batista – o Precursor
Quem levou vida tão austera, como veria tanta festança?

 

São João Batista – o Precursor
Quem levou vida tão austera, como veria tanta festança?

 

“O Dia de São João é um dos mais antigos festivais do cristianismo, já aparecendo no concílio de Agde, em 506 d.C., como um dos principais festivais da época, um feriado e, como o Natal, era celebrado com três missas: uma pela manhã, uma ao meio-dia e outra no pôr-do-sol. O nascimento de João Batista no dia de 24 de Junho ocorre três meses depois da celebração da Anunciação, em 25 de março e seis meses antes do Natal, que celebra o nascimento de Jesus.

Obviamente, o objectivo das festas não é marcar a data exacta destes eventos, mas sim comemorá-los de forma interligada. O nascimento de São João Batista é um feriado importante no calendário dos santos, mantido pelas Igrejas CatólicaAnglicana e Luterana. No rito romano ela é celebrada como uma solenidade desde 1970 e como uma festa de primeira classe na forma do rito vigente até 1962.

Ela tem precedência sobre o domingo se cair em um. As igrejas reformadase igrejas livres dão menos proeminência para esta festa. O dia da morte de um santo é geralmente comemorado na sua festa, com excecção de Jesus, da Virgem Maria e de João Batista, embora a morte deles também seja celebrada no calendário litúrgico (Jesus na Sexta-Feira Santa, Maria na Assunção de Maria e João na Decapitação de João Batista). A razão - na doutrina católica - é que São João, como Jeremias e a Virgem, foi purificado do pecado original antes de seu nascimento, embora o nascimento de João não seja imaculado como no caso da Virgem. A festa do Batismo de Jesus comemora o batismo realizado por João em Jesus. Na Igreja Ortodoxa e em outras Igrejas Orientais, São João Batista é geralmente chamado de São João, o Precursor, um título utilizado também no ocidente (em grego: Πρόδρομος e em latim:Precursor). Este título indica que o objectivo do seu ministério era preparar o caminho para o advento de Jesus. No oriente também, o dia de São João é celebrado em 24 de Junho. É uma festa maior e é celebrado como uma vigília de noite inteira e com uma pós-festa de um dia.”

Citei os dados insertos em:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Nascimento_de_João_Batista

Hoje na homilia na Matriz de São Roque, o Pároco – P. João António Neves, utilizou argumentação semelhante e muito a propósito, em minha opinião, fazendo a destrinça entre o santo João, com vida austera e de penitência, mas que, por ter nascido no solstício de verão, poderá ter levado os cristãos a associarem uma festa religiosa com outros eventos profanos e populares, próprios da época… Talvez poderia e deveria haver mais ênfase na vertente religiosa no festejar-se o São João (de vida austera e da renúncia) mas os tempos vão assim

Ontem na Rua P. Xavier Madruga, os vizinhos-moradores e outros mais, muitos mais, juntaram-se e confraternizaram de maneira “aberta” e solidária, já que, desde que esta festa foi instituída, não existe cobrança de quaisquer vitualhas ou bebidas, mas apenas partilha fraterna e folgazã… Crianças, jovens, séniores e idosos por lá estavam de todos e de todas as mais diversificadas actividades e profissões, como sempre acontece nas nossas comunidades…

Rua e “Largo” engalanados a preceito… Música apropriada à Verbena Festiva… Noite de temperatura amena e convidativa a um são convívio social…

Assim foi ontem a noite de São João que os moradores da Rua P. Xavier Madruga, na avoenga vila Baleeira dos Açores, quiseram proporcionar alegremente a quem por lá comemorou o Santo e até não faltaram, como também sempre acontece, os muitos “altares de São João”.

 

Queremos ouvir a sua opinião, sugestões ou dúvidas:

info@adiaspora.com

  Voltar para Crónicas e Artigos

bottom
Copyright - Adiaspora.com - 2007